sexta-feira, 29 de junho de 2012

Nelson Rodrigues, irmãos Karamazov e Fla-Flu

 Em vista do centenário do primeiro Fla-Flu, ocorrido em 07 de julho de 1912, resolvi buscar umas palavrinhas de quem ajudou a criar a mística em torno do clássico. 

"Sou Tricolor, sempre fui tricolor. Eu diria que já era Fluminense em vidas passadas, antes, muito antes da presente encarnação." 
"Para mim, moleque da Rua Alegre. havia uma relação nítida e taxativa entre a guerra e o Fluminense. Seríamos campeões em 17, 18 e 19. Ainda hoje, meio século depois, tenho a sensação de que a Grande  Guerra trazia no ventre o tricampeonato tricolor. Vejamos o absurdo: a Grande Guerra seria apenas a paisagem, apenas o fundo das nossas botinadas. Enquanto morria um mundo e começava outro, eu só via o Fluminense."
"Até que um dia houve uma dissidência no Fluinense. Eu gostaria de saber que gesto, ou palavra, ou ódio deflagrou a crise. Imagino bate-bocas homicidas."
"Há um parentesco óbvio entre o Fluminense e o Flamengo. E como este se gerou no ressentimento, eu diria que os dois são os irmãos Karamazov do futebol brasileiro."
Acima, destaquei trechos da crônica "Os irmãos Karamazov" de Nelson Rodrigues. Convenhamos que foi muito bem escolhida a crônica de Nelson para introduzir o livro organizado por Oscar Maron Filho e Renato Ferreira, "Fla-Flu...e as multidões despertaram" (Edição Europa, 1987). A obra (ja esgotada) reúne escritos de Nelson Rodrigues e Mário Filho sobre a história do Fla-Flu. Mário Filho, rubro-negro, o irmão do drmaturgo é provavelmente o nome mais relevante na história da imprensa esportiva brasileira. Nelson  Rodrigues, tricolor, sem dúvida, foi o maior cronista a defender as nossas cores (Coelho Netto que me perdoe). 
O que Homero, Dostoiévsky, Joana D'arc, Victor Hugo, Charles Chapiln e Euclides da Cunha tem em comum? Se eu disser simplesmente que é o futebol, hão de querer me internar. Estes grandes nomes da história e da literatura universal desfilam sem maiores pompas ou circunstância pelas crônicas esportivas de Nelson Rodrigues e juntam-se a outros personagens fabulosos do universo futebolístico rodrigueano: o  ceguinho, o sobrenatural de Almeida, o gravatinha, a grã-fina das narinas de cadáver compõe um universo próprio, o imaginário do futebol brasilero. O futebol tem nas linhas de Nelson, a complexidade de uma Ilíada, de uma Odisséia. Ao mesmo tempo, de uma simplicidade singela do torcedor anônimo, o pau d'água. Coisas que só Nelson Rodrigues seria capaz de dosar. 


Um comentário:

  1. M[ario Filho irmão dele e Flamenguista já dizia...
    isso é lenda…
    RESPEITE O FLA 1895 VERDADEIRO PAI MAIS VELHO E FUNDADOR.. o Flu é o Clube da soberba A IMPRENSA QUE INVENTOU ISSO TANTO EM CAMPEONATOS E PAI E FILHO…GRAÇAS A DEUS MUDOU TUDO COM GLOBALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E JORNALISMO

    .. ….como o Flu computa o campeonato de 19, 69 e 83 SE AMBOS NEM FIZERAM FINAIS ? e os do Fla não são computados 1915 20, 25, 27 com o Flu Vice?
    POR ISSO A CORREÇÃO

    O primeiro vice do Flu foi em 1915….. onde o Fla nas laranjeiras lotado com convidados ilustres como o presidente da república velha e tudo. , o FLA deu UMA COÇA no Flu de 5 x 0 …..golear o Flu na época era normal……só olhar os confrontos ..

    Além de 1915 tb deu Fla em COMO O FLU VICE em 20, 25, 27, ( ESSES NÃO SÃO COMPUTADOS )

    então as verdadeiras finais foram 1936, 1941, 1973, 1984 e 1995. O Flamengo em 1963,1972 e 1991………

    .Já que vcs contou essa historinha e computou triangulares e octogonais ,

    O Flu com vergonha nem toca no assunto até pq ganhou só o primeiro Fla x flu “armado ou na sorte vai saber” pq o time que ganhava tudo ia perder para um time ''montado''' e o estranho porque NO SEGUNDO CONFRONTO EM DIANTE SÓ PORRADA… segundo jogo e terceiro tomou de 4 e de 6, e outra o FLU reserva....não ganhava nem botão, só voltou a vencer em 1916, 12 jogos depois e só perdia de goleada kkkkk………………………..

    E outra coisa corrigida por próprios historiadores de futebol e dos dois clubes, Errado esse lance de pai e filho… isso é coisa da imprensa e jornal o Globo anos atrás… para dar rivalidade…..um historiador tricolor mesmo confirmou . o Flamengo que é de 1895 e o presidente do Flamengo em 1902 ””’Virgílio Leite ””de Oliveira e Silva, ele junto com mais 5 remadores ajudou a fundar na casa de””” Horácio da Costa Santos”””, ( todos ligados ao Flamengo na época tantos jogadores recentes do novo clube o Flu que remavam no Fla como dirigentes do Fla ) na Rua Marquês de Abrantes, número 51 bairro do FLAMENGO, ( O Flu por soberba nem cita a verdade O BAIRRO QUE FOI FUNDADO…… no seu site ), e o presidente do Flamengo que Anunciou em votação o presidente ”” Oscar Alfredo Sebastião Cox,””’ que levou a fama de ” fundador ” pois nem o nome Fluminense ele colocou, PQ VC ACHA QUE SÓ O FLU DIZ QUE TEM UM FUNDADOR E OUTROS CLUBES DO MUNDO TEM VÁRIOS….. para esconder a verdade mais com o tempo isso foi caindo... E ANTES MESMO DE IR PARA O FLA SABENDO QUE O CLUBE NÃO IA ACEITAR FUTEBOL POIS MUITOS JOGADORES DO FLU ERAM SÓCIOS E REMADORES DO FLA DESDE 1902 .....POIS ELES BATERAM PRIMEIRO NA PORTA ATÉ DO MAIOR RIVAL O BOTA FOGO F.C;;;;;;;;;

    Até Nélson Rodrigues tinha respeito e o Fla como segundo clube. só ver esse artigo que ele adorava :

    http://webartigos.com/artigos/fla-flu-os-irmaos-karamazov/87425

    Há uma polêmica envolvendo os títulos de 19, 69 e 83, todos vencidos pelo Tricolor. Nas duas primeiras, o clube da Gávea não tinha chances de título, o que não configura uma disputa direta. Na edição de 83, o épico gol de Assis elimina o adversário do triangular decisivo, mas não garante o título ao clube, que só seria campeão com a vitória do próprio Flamengo em cima do Bangu. OUTRA…….. 33 PARA GENTE e 26 pois ainda tem aquele título fajuto de 1907 em que a federação da época NÃO DECLAROU NENHUM CAMPEÃO e o espertinhos de Bota e Flu “dividiram” nos tribunais da JUSTIÇA COMUM

    ResponderExcluir