Inspirados nas três cores que traduzem tradição, o Blog Cultura Tricolor procura oferecer ao exigente torcedor tricolor, um entretenimento à altura de seu bom gosto, com tudo que está relacionado à cultura e ao nosso tricolor: falamos de música, teatro, cinema, charges, história, artes visuais. Desse conjunto, selecionamos tudo que está relacionado aos nossos símbolos, às nossas conquistas,aos nossos ídolos e às inúmeras homenagens de ilustres tricolores.
Cultura Tricolor
-
▼
2012
(42)
-
▼
junho
(12)
- O pó-de-arroz e as tradições inventadas.
- Nelson Rodrigues, irmãos Karamazov e Fla-Flu
- Doces milagres...uma prévia dos quadrinhos, ainda ...
- 41 anos de um clássico vovô especial.
- Origens de um "timinho" de guerreiros.
- Gol de barriga: 17 anos de um épico Fla-Flu
- Sempre nos minutos finais... HQ
- Mick Jagger, um ilustre espectador no Maracanã.
- O Jornal dos Sports e as charges sobre o futebol c...
- Chico Buarque, menestrel tricolor.
- Estátua do ídolo
- Gol de barriga dá samba
-
▼
junho
(12)
Quem sou eu
- Flavio Pessoa
- Tricolor desde vidas passadas... mas com a lembrança mais remota de torcedor em 1983, no gol do Assis aos 45 do segundo tempo. Um começo e tanto! Interesses diversificados sobre artes em geral (literatura, cinema, teatro, música, quadrinhos, animação, artes plásticas).
quinta-feira, 28 de junho de 2012
41 anos de um clássico vovô especial.
27 de junho de 1971.
Neste ano de 2012, o clássico vovô decidiu o campeonato carioca depois de muitos anos.
O penúltimo até então, foi numa outra daquelas ocasiões em que o Fluinense tinha uma equipe bem mais modesta e desacreditada do que os rivais, apesar de ter nomes como Félix e Marco Antônio, lateral reserva da seleção. O Botafogo contava com Carlos Alberto Torres e Paulo e o grande Paulo César Caju. No jogo derraddeiro, o alvi-negro contava com um empate, mas no apagar dos refletores, nosso cartão de visitas.
O lance mais polêmico foi o decisivo, quando este mesmo marco Antônio pulou junto com Ubirajara, empurrando-o clamorosamente. Mas o juiz não viu o lance, a bola sobrou pra Lula, que emendou um balaço pras redes da estrela solitária, calando os gritos antecipados de campeão. Lembro bem que cheguei a ver o Marco Antônio jogando pelo alvi-negro em fim de carreira, fez falta num zagueiro do Flu antes de fazer o gol contra meu time, para a minha revolta. Meu pai calmamente tranquilizou meus protestos, contando essa história. E dizendo que naquela foi muito melhor. Há 41 anos.
Imagens cinematográficas do Canal 100:
http://www.youtube.com/watch?v=PT_UhDM-GJ8
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Carioca_de_Futebol_de_1971
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário