Quem sou eu

Minha foto
Tricolor desde vidas passadas... mas com a lembrança mais remota de torcedor em 1983, no gol do Assis aos 45 do segundo tempo. Um começo e tanto! Interesses diversificados sobre artes em geral (literatura, cinema, teatro, música, quadrinhos, animação, artes plásticas).

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Homenagem a Félix.

Felix em ação pelo Fluminense. 

Em vista do triste falecimento do grande goleiro Felix, que marcou uma carreira de conquistas no Fluminense e na seleção brasileira, além de figurar no rol dos 5 grandes goleiros da história do clube (Marcos carneiro de Mendonça, Batatais, Castilho e Paulo Victor completam a lista, que está prestes a aumentar com o atual Diego Cavalieri), o blog Cultura tricolor não poderia deixar de dedicar um post a este grande goleiro que tão honradamente fechou o arco tricolor durante quase uma década. Outro dia foi o colunista rubro-negro Renato Mauricio Prado quem dedicou sua coluna a Felix, lembrando que chegou a encontrá-lo como vendedor da Eletrolux, após encerrar sua brilhante carreira no futebol, de conquistar seis títulos de campeão carioca pelo Fluminense, além de três taças Guanabara e um Campeonato Brasileiro, em 1970.  Pela seleção brasileira, um título mundial, uma Copa Roca e uma Rio Branco. (vide lista de títulos abaixo).
O Wikipedia nos informa que Felix Miéli Venerando teria nascido em São Paulo, na véspera do natal de 1937. Começou cedo a carreira, se tornou profissional aos 15 anos de idade, defendendo o gol do Juventus da Moca, onde permaneceu até 1955. Estreou na Portuguesa no ano seguinte defendendo a Lusa numa edição  internacional do torneio Rio-São Paulo contra o New Old Boys da Argentina.  



Felix no campo do Fluminense. 


Vendido ao Fluminense por 150 mil cruzeiros em 1968, se consagraria no nosso tricolor das Laranjeiras e seria defendo as nossas cores que garantira a vaga no gol titular da seleção brasileira que traria definitivamente a Taça Jules Rimet para o Brasil. Na coluna do já citado RMP, editor de esportes do Globo, nota-se uma denúncia de uma tremenda injustiça de um jornal, o qual ele não cita o nome, que teria estampado a seguinte manchete após a conquista no México: "Tri-campeões apesar de Felix". Será que fora algum órgão da imprensa paulistana, historicamente especialista em  desacreditar os jogadores convocados de times cariocas (Vide 1994) ?  A injustiça pode ser comprovada se percebermos a atuação decisiva de Felix em jogos decisivos contra Uruguai e Inglaterra, onde fechara o gol brasileiro. Mas felizmente, Felix é muito maior que isso. Seu nome está na história, sua foto integrando fortes equipes nos posteres de campeão do Fluminense e da seleção. 
No sábado seguinte a seu falecimento, por coincidência, em jogo realizado dois dias após o centésimo aniversário do saudoso Nelson Rodrigues, o time do Fluminense prestou uma primeira linda homenagem, com o time inteiro entrando em campo com camisa de goleiro, e o nome de Félix nas costas. A segunda homenagem, viria com dois gols de Thiago Neves, na belíssima vitória por 2x1 sobre o Vasco, em dupla homenagem: Nelson Rodrigues e Félix. 



Fred entra em campo com a camisa de goleiro e o nome de Felix nas costas
(fotos de Globo.com). 
Títulos:
Fluminense
Seleção Brasileira


O time que, com a vitória consagrou a melhor marca em um turno do Brasileirão da fase de pontos corridos. Um dia especial, de luto, mas de homenagens a Felix e ao centenário do nosso maior cronista, completos na última quinta-feira, dois dias antes da partida.  

Abaixo, charge de Henfil com Felix à frente do repórter. 

3 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog Flávio Pessoa!!! Muito interessante as histórias que vc narra aqui sobre nosso amado tricolor!!!

    Seus desenhos são sensacionais!!!! Meus sinceros parabéns!!

    Saudações Tricolores

    João Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, João Santos, pelos elogios e pelo apoio.
      Estou há algum tempo sem poder me dedicar ao blog, como deve ter percebido. Mas em breve eu volto à ativa. Nosso tricolor está merecendo.
      Abraços e saudações tricolores!
      Flavio

      Excluir
  2. Valeu Flávio!!! Aguardo ansiosamente por atualizações no blog, em especial novos desenhos.

    Parabéns mais uma vez!

    Saudações Tricolores

    ResponderExcluir