Felix em ação pelo Fluminense.
O Wikipedia nos informa que Felix Miéli Venerando teria nascido em São Paulo, na véspera do natal de 1937. Começou cedo a carreira, se tornou profissional aos 15 anos de idade, defendendo o gol do Juventus da Moca, onde permaneceu até 1955. Estreou na Portuguesa no ano seguinte defendendo a Lusa numa edição internacional do torneio Rio-São Paulo contra o New Old Boys da Argentina.
Felix no campo do Fluminense.
Vendido ao Fluminense por 150 mil cruzeiros em 1968, se consagraria no nosso tricolor das Laranjeiras e seria defendo as nossas cores que garantira a vaga no gol titular da seleção brasileira que traria definitivamente a Taça Jules Rimet para o Brasil. Na coluna do já citado RMP, editor de esportes do Globo, nota-se uma denúncia de uma tremenda injustiça de um jornal, o qual ele não cita o nome, que teria estampado a seguinte manchete após a conquista no México: "Tri-campeões apesar de Felix". Será que fora algum órgão da imprensa paulistana, historicamente especialista em desacreditar os jogadores convocados de times cariocas (Vide 1994) ? A injustiça pode ser comprovada se percebermos a atuação decisiva de Felix em jogos decisivos contra Uruguai e Inglaterra, onde fechara o gol brasileiro. Mas felizmente, Felix é muito maior que isso. Seu nome está na história, sua foto integrando fortes equipes nos posteres de campeão do Fluminense e da seleção.
No sábado seguinte a seu falecimento, por coincidência, em jogo realizado dois dias após o centésimo aniversário do saudoso Nelson Rodrigues, o time do Fluminense prestou uma primeira linda homenagem, com o time inteiro entrando em campo com camisa de goleiro, e o nome de Félix nas costas. A segunda homenagem, viria com dois gols de Thiago Neves, na belíssima vitória por 2x1 sobre o Vasco, em dupla homenagem: Nelson Rodrigues e Félix.
Fred entra em campo com a camisa de goleiro e o nome de Felix nas costas
(fotos de Globo.com).
(fotos de Globo.com).
Títulos:
- Fluminense
- Campeonato Carioca: 1969, 1971, 1973, 1975 e 1976
- Taça Guanabara: 1969, 1971 e 1975
- Campeonato Brasileiro: 1970
- Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro: 1973
- Torneio de Paris: 1976
- Seleção Brasileira
- x Copa Rio Branco: 1967 e 1968
- Copa do Mundo FIFA: 1970
- x Copa Roca: 1971
O time que, com a vitória consagrou a melhor marca em um turno do Brasileirão da fase de pontos corridos. Um dia especial, de luto, mas de homenagens a Felix e ao centenário do nosso maior cronista, completos na última quinta-feira, dois dias antes da partida.
Abaixo, charge de Henfil com Felix à frente do repórter.
Parabéns pelo Blog Flávio Pessoa!!! Muito interessante as histórias que vc narra aqui sobre nosso amado tricolor!!!
ResponderExcluirSeus desenhos são sensacionais!!!! Meus sinceros parabéns!!
Saudações Tricolores
João Santos
Obrigado, João Santos, pelos elogios e pelo apoio.
ExcluirEstou há algum tempo sem poder me dedicar ao blog, como deve ter percebido. Mas em breve eu volto à ativa. Nosso tricolor está merecendo.
Abraços e saudações tricolores!
Flavio
Valeu Flávio!!! Aguardo ansiosamente por atualizações no blog, em especial novos desenhos.
ResponderExcluirParabéns mais uma vez!
Saudações Tricolores