Quem sou eu

Minha foto
Tricolor desde vidas passadas... mas com a lembrança mais remota de torcedor em 1983, no gol do Assis aos 45 do segundo tempo. Um começo e tanto! Interesses diversificados sobre artes em geral (literatura, cinema, teatro, música, quadrinhos, animação, artes plásticas).

terça-feira, 21 de agosto de 2012

"Aquele sutil abraço "


1969. No final do ano anterior, o decreto do AI-5 aumentava a tensão entre oposição e a ditadura militar que se instaurara no país cinco anos antes. Gilberto Gil e Caetano foram-digamos- convidados a se retirar do país. Em Londres, a música "Aquele abraço" enaltece elementos essenciais da cultura carioca, a começar pelo Cristo Redentor, de constantes "braços abertos" sobre a Guanabara.; mas discretamente manifestava a tristeza daqueles que não podem retornar por tempo indeterminado à sua terra natal, por discordância política. Um lamento pela perda da liberdade, que os afastava dos amigos e familiares, além dos pequenos prazeres da cidade, da praia, do calor tropical,  do carnaval, do futebol. Falando em futebol, quem conhece a letra da música "Aquele abraço", gravada no lado B de Gilberto Gil 1969 (disco lançado pela Philips, neste ano, também conhecido por Cérebro Eletrônico, primeira faixa do Lado A)  sabe muito bem que ele homenageia um único clube da cidade, o de maior torcida, que aliás, não é o time do compositor: "Alô, torcida do Flamengo, aquele abraço!" Homenageia o futebol do Rio através da imensa torida rubro-negra, apesar do próprio ser assumidamente tricolor. Será? 




 Gilberto Gil durante seu período de exílio
.
Só que 1969 foi justamente o ano em que o Fluminense se sagrara campeão numa final épica contra o Flamengo, com o gol de Flavio definindo o resultado final depois dos 30 do segundo tempo. Jogo este que mereceu uma das melhores crônicas de Nelson Rodrigues, bem como tiras debochadas de Henfil, recentemente mostradas no blog, junto com imagens do canal 100, ficha técnica e outras imagens.
Pois bem, se rubro-negros alegarem se tratar de mera suposição, temos na manga outro argumento precioso a nosso favor...o Flamengo surge na letra de Gil rimando com qual nome? Realengo. Realengo foi o local onde Gil esteve preso na época em que fora forçado a deixar o país, junto com Caetano.     
Se a rima imediatamente anterior demonstra ironia e procura cutcar o regime sem que a censura pudesse perceber, parece sugestivo que ele quisesse dar uma provocada sutil na torcida rival... uma sutileza digna da elegância tricolor. Neste mesmo blog, basta procurar por Chico Buarque, que veremos outro exemplo de fidalguia, ao agradecer o "gentil presente de grego" dado por Cyro Monteiro por ocasião do nascimento de uma de suas filhas.
Voltando ao Gil, se a intenção foi provocar nossos fregueses de decisões ou não, pouco importa. Importa que na próxima grande final, poderemos cantar após virar um jogo que lhes dêm chance de empate, com um aos 49 do segundo tempo, você pode lembrar de cantar assim: "Alô, torcida do Flamengo, aquele abraaaaçooooo". 

Saudações tricolores!
Abaixo, vocês podem conferir a letra de Aquele Abraço e a lista de músicas do disco no site oficial de Gil.    
http://www.vagalume.com.br/gilberto-gil/aquele-abraco.html

http://www.gilbertogil.com.br/sec_disco_interno.php?id=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário