Felix em ação pelo Fluminense.
O Wikipedia nos informa que Felix Miéli Venerando teria nascido em São Paulo, na véspera do natal de 1937. Começou cedo a carreira, se tornou profissional aos 15 anos de idade, defendendo o gol do Juventus da Moca, onde permaneceu até 1955. Estreou na Portuguesa no ano seguinte defendendo a Lusa numa edição internacional do torneio Rio-São Paulo contra o New Old Boys da Argentina.
Felix no campo do Fluminense.
Vendido ao Fluminense por 150 mil cruzeiros em 1968, se consagraria no nosso tricolor das Laranjeiras e seria defendo as nossas cores que garantira a vaga no gol titular da seleção brasileira que traria definitivamente a Taça Jules Rimet para o Brasil. Na coluna do já citado RMP, editor de esportes do Globo, nota-se uma denúncia de uma tremenda injustiça de um jornal, o qual ele não cita o nome, que teria estampado a seguinte manchete após a conquista no México: "Tri-campeões apesar de Felix". Será que fora algum órgão da imprensa paulistana, historicamente especialista em desacreditar os jogadores convocados de times cariocas (Vide 1994) ? A injustiça pode ser comprovada se percebermos a atuação decisiva de Felix em jogos decisivos contra Uruguai e Inglaterra, onde fechara o gol brasileiro. Mas felizmente, Felix é muito maior que isso. Seu nome está na história, sua foto integrando fortes equipes nos posteres de campeão do Fluminense e da seleção.
No sábado seguinte a seu falecimento, por coincidência, em jogo realizado dois dias após o centésimo aniversário do saudoso Nelson Rodrigues, o time do Fluminense prestou uma primeira linda homenagem, com o time inteiro entrando em campo com camisa de goleiro, e o nome de Félix nas costas. A segunda homenagem, viria com dois gols de Thiago Neves, na belíssima vitória por 2x1 sobre o Vasco, em dupla homenagem: Nelson Rodrigues e Félix.
Fred entra em campo com a camisa de goleiro e o nome de Felix nas costas
(fotos de Globo.com).
(fotos de Globo.com).
Títulos:
- Fluminense
- Campeonato Carioca: 1969, 1971, 1973, 1975 e 1976
- Taça Guanabara: 1969, 1971 e 1975
- Campeonato Brasileiro: 1970
- Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro: 1973
- Torneio de Paris: 1976
- Seleção Brasileira
- x Copa Rio Branco: 1967 e 1968
- Copa do Mundo FIFA: 1970
- x Copa Roca: 1971
O time que, com a vitória consagrou a melhor marca em um turno do Brasileirão da fase de pontos corridos. Um dia especial, de luto, mas de homenagens a Felix e ao centenário do nosso maior cronista, completos na última quinta-feira, dois dias antes da partida.
Abaixo, charge de Henfil com Felix à frente do repórter.