Quem sou eu

Minha foto
Tricolor desde vidas passadas... mas com a lembrança mais remota de torcedor em 1983, no gol do Assis aos 45 do segundo tempo. Um começo e tanto! Interesses diversificados sobre artes em geral (literatura, cinema, teatro, música, quadrinhos, animação, artes plásticas).

domingo, 21 de outubro de 2012

Afastando o "Já ganhou".

"Amigos, o "Já ganhou" é um resultado de alma muito brasileiro. Quem não se lembra de 50? Entramos por um cano deslumbrante, e por quê? Justamente, porque o Brasil "ganhou antes" e não na hora."
Adivinham a autoria? ...Pois não dou três segundo pra pensar: Nelson Rodrigues, óbvio!
Provavelmente nunca saberemos, no entanto, se foi o nosso Nelson, "padrinho emocional" que motivou este meu humilde blog, o responsável por perpetuar este nobre espírito tricolor de saber aguardar o resultado, ou se Nelson já se identificara com esse comportamento quando ainda torcia pelo clube, de calças curtas, à distância, através dos relatos dos irmãos.
Esse comportamento combina perfeitamente com nosso longo histórico de vitórias dramáticas, cardíacas, nos minutos finais, empenhando arrancadas hercúleas. Há momentos na história de um clube também que escapam à tradição. Há momentos em que pagamos pela soberba, pelo peso do favoritismo. Peço perdão ao amigo tricolor de trazer más lembranças, mas é preciso não esquecer as derrotas pra não repetir o erro corriqueiro no futebol...Bragantino, em 91, São Caetano, em 2000, Paulista, em 2005, LDU, em 2008. Caímos de pé, nesta última, há de se frisar. Não acredito, entretanto, que este time que está aí se deixe levar  
pela euforia coletiva. Muitos que estão aí já participaram da grande revolução de 2009, quando ousamos desafiar e vencer os 98 % de chances de rebaixamento, saindo "do caos", não "para a liderança", mas para o título do ano seguinte. Todo mundo ali - jogadores, dirigentes e comissão técnica - sabe bem  que no mundo do futebol, milagres são possíveis e que o maior erro é não considerar a possibilidade de derrota.
Nossa torcida tb parece bem consciente... comemorando jogo a jogo, mas evitando o "já é campeão". Aquele notório e perigosíssimo "já é campeão"  que o "digníssimo" Renato Maurício Prado, do Globo, anda pregando em sua coluna. Curioso que se observarmos que logo ele, que esteve sempre dizendo que o Flu não vinha jogando nada, contado com a sorte de campeão, vem agora com esse "merecidíssimo" tetra campeonato... "Sinceridade"? Será que ele se venceu pelos números da campanha? Ou simplesmente adota uma estratégia "secadora" para tentar contagiar nossa torcida e o time de Abel?

Mas este "já ganhou" não combina com a torcida tricolor. Tudo bem que, motivada pela virada sobre a Ponte Preta nos minutos finais, chegou a ensaiar um "É campeão!"... mas passada a embriaguez momentânea da batalha vencida, todos trataram de pisar os pés no chão... com as velhas sandálias franciscanas.
Seja qual for o resultado de mais tarde, a imagem que quero passar da torcida tricolor é somente a da imagem histórica, do apoio de nossa torcida ao time de guerreiros, que realmente lutaram até o fim.

Continuemos com esse espírito. Lutem até o fim!          

Nenhum comentário:

Postar um comentário